Infoética
Período: agosto a outubro/2025
Como resultado das denúncias recebidas no último trimestre, de agosto a outubro de 2025, tivemos:
Você sabe o que isso quer dizer?
Ao recebermos uma denúncia, verificamos as informações para compreender se houve alguma violação. Por isso, é necessário realizar a descrição com todas as informações que tiver, de forma completa e detalhada, para que as medidas apropriadas sejam tomadas.
Reforçamos a importância de incluir informações consistentes, com fatos e evidências concretas. No período analisado, 66% das denúncias foram encerradas como Improcedentes ou Rejeitadas, por falta de dados suficientes ou por inconsistência das evidências apresentadas frente às investigações. Denúncias inverídicas ou relatos superficiais demandam tempo e recursos, prejudicando a agilidade na apuração de situações realmente relevantes.
Sanções disciplinares são aplicadas, conforme gravidade das ações, por desvios de procedimentos ou comportamentos que desrespeitam nossa Cultura, Conduta e Valores Éticos. Parceiros comerciais, prestadores de serviços e fornecedores também podem ser sancionados, sendo que a sanção pode ser desde uma notificação até um descredenciamento.
Principais sanções aplicadas neste período:
Buscamos aprimorar os processos e comportamentos que contribuem para o cumprimento das diretrizes do nosso Código de Ética. Como parte do plano de melhoria, consideramos as seguintes ações:
- Reciclagem do treinamento sobre o Código de Ética;
- Revisão das normas e procedimentos internos.
Nossos valores e princípios éticos são a base que orienta nossas decisões e nos diferencia como organização. Promovemos condutas éticas em nossas atividades diárias.
Reforçamos a importância de:
- Ler e compreender o Código de Ética;
- Agir de forma íntegra e responsável;
- Reportar condutas inadequadas ou atividades suspeitas.